top of page
Buscar

Máscaras

  • Foto do escritor: fermanabe
    fermanabe
  • 9 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de dez. de 2020

Este aqui não é mais um tutorial de prevenção diante do famoso vírus COVID-19.

Ou não era para ser.


Qual o propósito da máscara?


Defesa própria? Altruísmo? Em todo caso, proteção.

Proteção para não causar nem sofrer mal algum.

Tudo fica escondido e reservado à vista dos outros, exceto o portal mais poderoso e único de cada ser – os olhos.

Há quem use esse escudo para não transmitir totalmente o seu íntimo atual.

Um riso para disfarçar um sofrimento. Um "bico" para esconder o xingamento e a raiva. Um sorriso para espantar a tristeza e o medo. Uma entortada na cara para preservar a chateação que sairia nas palavras. Um choramingo para atrair atenção e depois se lamentar.

Esses são poucos exemplos de expressões que utilizamos a favor da proteção do desconforto.


Algumas culturas incentivam pelo autocuidado - "se você colocar a máscara tal, vai se prevenir de pegar tal doença. Cuide-se do perigo!" -, como a Ocidental. Já no Oriente, usa-se o pretexto do bem coletivo: "você precisa tampar o rosto para não transmitir a sua doença. É para cuidar da saúde dos outros. Não vamos incomodar as pessoas."


Vou ser sincera...

sendo descendente de uma família japonesa, eu já tenho uma mania de me mostrar bem diante dos outros. O que associo a sorrir e a balançar a cabeça concordando a maior parte do tempo.

ree

Não que eu também seja totalmente contra isso, porque as pessoas não precisam saber dos meus problemas e nem preciso descontar nos outros quando estou num "dia ruim" - ops, desculpa, família e amigos😅 a intimidade revela outras caras minhas facilmente. Então, usar máscara nesse tempo de pandemia, me serviu de um alívio tão grande.

Eu não preciso forçar sorrisos nem me preocupar em esconder algumas expressões faciais.

Claro, não me engano, os olhos e as alergias entregam muita coisa.


Bom, sei que aprendemos a vestir uma máscara para cada situação. Moldar uma personalidade a fim de sobreviver e se sobressair de alguma cena apresentada na vida, porque uma vez você já passou pela dor de se sentir no fundo do poço do fracasso. Ninguém gosta de se sentir assim, por mais que alguns aceitem estar num modus operandi em que acredita ser inferior aos outros.


Que tal encontrar o caminho do meio?

Cuidando-se, você também pode cuidar dos outros.


Tudo bem não estarmos na nossa melhor versão 100% do tempo. Nem precisamos. A questão é que quando aprendemos a sermos sinceros - "Sine Cera = sem cera" - conosco mesmos, sobretudo às nossas emoções, tomamos mais responsabilidade por nossos pensamentos e nossas ações. E, assim, menos máscaras serão necessárias para adequar-se ao mundo. Alinhar sua mente-corpo blinda qualquer estímulo externo danoso. Por favor, entenda que isso não significa transparecer à tona, sem se importar com as consequências e os sentimentos dos outros. Respeito e empatia ainda valem para uma sociedade mais harmoniosa.

Grande abraço de luz e amor.

Fique bem!

-fermanabe

 
 
 

Comentários


©2020-2023 | fermanabe 

bottom of page